8 de Março dia Internacional da Mulher: Dia internacional de Luta
Você Sabia?
Que no dia 8 de março de 1857 em que se comemora em todo mundo “o dia internacional da mulher”, operárias têxteis de Nova York realizaram a primeira greve de mulheres reivindicando melhores condições de vida e trabalho. Quando reunidas no interior da fábrica foram surpreendidas por um ato criminoso dos patrões que deram a ordem de incendiar o local num desfecho trágico que resultou na morte carbonizada de 129 trabalhadoras. O dia internacional da mulher, portanto tem origem de luta, mas hoje vem transformado pelos governos e organizações burguesas em dia de festa. Cabe aos trabalhadores, estudantes e camponeses resgatar sua história para devolver ao 8 de março seu caráter de luta.
As Ruas Pela Vida
Em todo o mundo, as mulheres são alvos preferenciais da violência, do desemprego da exploração redobrada. O capitalismo mantém a metade da humanidade subjugada pela outra, a serviço de seus lucros. No Brasil, a cada quatro segundos uma mulher é agredida em seu próprio lar por uma pessoa com quem mantém relação de afeto. Além disso, não podemos esquecer a agressão nas ruas e locais de trabalho e estudo. Na UFPA são as mulheres os principais alvos de assaltantes na parada de ônibus. Com a reforma da previdência aprovada pelo governo Lula, houve o aumento de 5 anos para aposentadoria de homens e mulheres, mas para estas esse aumento tem um significado dobrado pela sua dupla jornada de trabalho e por empregos mais precários do que os dos homens, em média recebem 50% a menos que o salário do homem.
Creche Universitária, Já!
A luta por direito a creche para que as mulheres possam deixar seus filhos, representa uma luta pela libertação da mulher e um dever social do Estado. Nós do DA, levantamos essa bandeira por compreender que muitas estudantes da UFPA são mães e sentem "na pele" a ausência de espaço onde deixar seus filhos nas horas das aulas, ocasionando dificuldades no acompanhamento de seus cursos, inclusive em alguns casos levando ao abandono. Chamamos todos e todas a construirmos juntos essa luta pela creche universitária em nosso Campus.
Dia Internacional da Mulher: “Dia internacional de Luta”
Programação do evento.
Local: Tapiri do Campus I.
Data e hora: 08/03/10 ás 17h30min às 18h30min.
1° Abertura (17h30min).
Músicas [Erika e Marcelo].
2° Debate Reafirmando o dia de luta, trazendo estatísticas e dados sobre o a inserção da mulher em vários setores da sociedade. (17h40min).
- A importância e lembrando o acontecimento em Nova York em 1857.
-Trajetória e papel da mulher na sociedade.
- Quebrando preconceitos: Mulher independente na vida profissional.
- O que houver.
3° Filme, em caráter de ressaltar a igualdade social sem diferenciação de gênero. (18h00min).
4° Poemas de acordo com o tema. (18h15min).
5°Encerramento “Grupo de Dança” (18h22min).
REALIZAÇÃO: DIRETORIA DE CULTURA - DAJRRS.
01/03/2010.


0 comentários:
Postar um comentário