quinta-feira, 10 de março de 2011

Encontro Paraense de Estudantes de Letras em 2012 Será em Marabá




Depois de 2009 o Movimento Estudantil (M.E) em Marabá deu uma guinada e que tem como marco histórico a reabertura do DAJR, entidade essa que estava fechada a mais de dois anos, retardando o avanço na consolidação do M.E em Marabá. A partir desse momento o M.E passa por uma “ressurreição” onde vários C.A´s foram fundados outros reabertos, mas que muitos não passam da ata de fundação, mas sabemos também que a construção dos C.A´s leva tempo para se solidar, o M.E de modo geral em Marabá ainda é tímido, mas não podemos desconsiderar os avanços realizados nesse ultimo período.

O Centro Acadêmico de Letras Marabá-CALEMA tem colaborado nessa consolidação, tendo uma via direta na colaboração das atividades do DAJR e nas principais lutas travadas pelos estudantes nesse campus, e nesse sentido o CALEMA obteve uma vitória significativa no EPEL Bragança-PA 2011, que é trazer o Encontro Paraense dos estudantes de Letras-EPEL para Marabá em 2012, um evento realizado pela executiva do curso de Letras a EXNEL em âmbito estadual, que trás em si um prestígio construído a mais de 14 anos e porque não falar um dos Encontros Estaduais mais significativos e representativos do Estado.

Thiago defendendo a tese 
Para Thiago Monteiro, Coordenador do CALEMA o EPEL em Marabá marca a mudança da organização do M.E no curso de Letras em Marabá, em que o EPEL ajudará na consolidação do C.A para o próximo período, e também de modo geral contribuirá para o M.E em Marabá.

A defesa na Plenária Final do EPEL foi realizada pelo Coordenador Geral do CALEMA Thiago Monteiro militante da ANEL-Marabá, com uma fala concisa conseguiu convencer os participantes do XXIV EPEL, que Marabá tem capacidade de sediar um vento da magnitude que é o EPEL.

A vitória foi apertada sobre Castanhal, que também estava na disputa para ser escola sede em 2012, a diferença no voto foi de sete para o CALEMA e assim seremos sede do EPEL 2012.
Parabenizamos a vitória dos estudantes de Letras pelo EPEL, e já avaliamos Marabá como um dos principais centros de discussões estudantil do Estado do Pará, que ainda esse ano sediara o Encontro da Interiorização realizado pelo DCE-UFPA, e assim seguimos na Luta.  E desde já o DAJR se mostra disponível na ajuda e execução do EPEL 2012.  

2 comentários:

por favor divulguem a data certa do EPEL 2012 precisamos montar uma delegação de Paragominas, mas preciso com urgencia da data certa para estarmos garantindo o transporte!!!!
GIZELYA MORAIS

com certeza o povo de cametá vai está em massa neste encontro.
rudielson ribeiro

Postar um comentário