quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ADufpa realiza debate sobre a UNIFESSPA

Debate com Vera Jacob 


A Associação de Docentes da UFPA-ADUFPA, nessa quarta-feira(14/09) realizou em Marabá o debate sobre concepção das novas universidades, sendo o debate central a criação da UNIFESSPA na região sul e sudeste do Pará. Esteve presente na mesa de debate a Prof. Vera Jacob a qual estuda a questão do financiamento educacional e também os modelos de ensino superior no Brasil, e ainda a Prof. Hildete coordenadora do campus, estiveram presentes no debate aproximadamente 45 pessoas.

A fala da prof. Hildete, ressaltou a luta local pela expansão do ensino superior na região e relatou brevemente como foi a implantação do campus de Marabá e os desafios vividos nesse tempo, e ressalvou a necessidade da comunidade em geral se preparar para implantação dessa nova universidade, para que possa de fato atender as necessidade locais. Já a prof. Vera Jacob teve uma intervenção muito apropriada sobre os modelos de ensino superior, onde desmistificou algumas idéias que surgiram em relação a esse assunto, uma delas foi sobre o modelo de Bolonha, a qual muito se afirmava que o modelo da UFOPA e futuramente da UNIFESSPA seria esse.

Mesa do Debate

A Prof. Vera enfatizou que o modelo da UFOPA não tem nada haver com Bolonha, a qual foi um projeto elaborado especificamente por então reitor da UFBA Naomar Filho que trás outro tipo de ensino, entre muitas coisas que foi elencado em sua fala, as criticas ao REUNI, ENEM e PROUNI foram colocadas e especificamente ao governo do PT, sobre o mal investimento, afirmando que não houve uma expansão real mais sim uma costura de vagas no ensino público.





A necessidade de uma organização que possa discutir o modelo de ensino desejado foi consenso de todos que se posicionaram no debate, e a necessidade de uma organização futura de enfrentamento aos posteriores ataques do MEC foi a preocupação de todos. Desde já o DAJR parabeniza a direção da ADUFPA local que tem sido muito atuante nesse ultimo período com várias assembléias e debates. 

0 comentários:

Postar um comentário