domingo, 28 de agosto de 2011

Mobilização no dia 24 de Agosto dia da Jornada de Luta!


Marcha em Brasília que reuniu vários setores sindicais e dos movimentos sociais
O governo Dilma está a pouco mais de sete meses no poder federal, e já mostra para quem veio governar de fato. A crise financeira que era somente da Europa e outros países, cada vez se mostra em escala mundial. O que seria uma marolinha no Brasil como disse LULA, vem se transformando gradativamente em uma tsunami. Apesar do Brasil não ter entrado na crise ou tão pouco em uma recessão, o governo tem tomado uma série de medidas como arrochos salariais, e medida de austeridade agressiva, para diminuir o gasto publico. A economia brasileira vem lentamente se inserindo na crise mundial. E como forma de diminuir os gastos públicos somente no primeiro trimestre o governo federal fez um corte de R$50 Bilhões nas áreas sociais (saúde, educação, segurança, habitação e etc..) e dessa fatia R$ 3,5 Bilhões somente da educação, e vem arquitetando planos de austeridade a categoria dos servidores federais, como é o caso do congelamento por dez anos dos salários desses trabalhadores PL611.

A presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa, destacou a importância da mobilização conjunta das entidades
Como forma de pressionar o governo a rever esses planos e exigir melhorias para categoria é que os técnicos federais decretaram no mês de junho a sua greve nacional, e os professores das universidades federais tem feito de norte a sul várias assembléias, onde suas bases têm votado pela greve, isso é o caso da UFPR, UFRP a qual decretaram greves gerais. Na UFPA os professores no início da semana realizaram uma assembléia com mais de 60 docentes e deliberaram a paralisação no dia 24/08 a qual estavam atendendo o pedido do ANDES-SN a qual puxou uma marcha em parceria com a CSP-Conlutas, MST, MTST e ANEL que ocorreu em Brasília que somaram mais de 22 mil pessoas.

No mesmo dia foi realizado um ATO em frente do campus I a qual estiveram presentes 80 pessoas entre professores e estudantes, a quais em alguns minutos fecharam a VP-8 e distribuíram para população um folheto que justificava essa paralisação e exigia  melhoria para categoria. O DAJR esteve solidariamente presente nessa paralisação apoiando os professores e técnicos. Na próxima terça-feira dia 30/08 a ADUFPA irá realizar a assembléia geral dos professores a qual irá deliberar ou não a greve dos professores da UFPA, nesse momento tão importante devemos esta ao lado desses trabalhadores e exigindo melhoria na educação o que perpassa nas reivindicações dos professores.  

O DAJR enviou Thiago Monteiro Coordenador de Comunicação a Marcha em Brasília, a qual estará em breve divulgando o relatório da viagem a comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário