quarta-feira, 2 de junho de 2010

BOLETIM DO DIRETÓRIO ACADÊMICO


DIRETÓRIO ACADÊMICO JOSÉ DE RIBAMAR (DAJR)
GESTÃO VAMOS À LUTA!
www.dajr1.net

MUDANÇA DE SEDE
Estamos discutindo sobre a possibilidade de mudar a nossa sede de localização. Nossa Diretoria discute a possibilidade de solicitar o espaço do Núcleo de Educação Especial (NEES), já que o NEES irá para outro local. Mas, ainda não é consenso para a entidade em mudar para o espaço do NEES. Sabemos da necessidade de sairmos do atual espaço ao qual estamos, pois é muito isolado, nos fundos da Universidade, mas o espaço do NEES é pequeno.

CONSELHO DE TRANSPORTE
Entraremos em contato com o movimento estudantil da UEPA e escolheremos nossos representantes para as duas vagas ociosas nesse Conselho para que possamos questionar também a irregularidade do próprio conselho, bem como denunciar os representantes que votam contra a população.

FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
Durante toda essa semana, vários cursos estão formando ou reativando seus Centros Acadêmicos (entidade estudantil de cada curso). Na perspectiva de ter voz nos Conselhos de suas Faculdades, para organizar viagens a Congressos e lutar por educação de qualidade.
 Veja os cursos que fundaram Centros Acadêmicos (CA), nos últimos dois meses, com o apoio de nossa entidade:
1.    Letras Inglês - 27/04;
2.    Geografia - dia 11/05;
3.    Licenciatura em Ciências Naturais - 12/05;
4.    Licenciatura em Física – 12/05;
5.    Licenciatura em Química - 13/05.

Veja os Centros Acadêmicos que, nos últimos dois meses, realizaram eleições, também com o apoio de nossa entidade:
1.    Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) - 29/04;
2.    Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (CASI) - 11/05;
3.    Centro Acadêmico de Letras Português - 13/05;
4.    Centro Acadêmico de Geologia (CAGEOMAB) – 06/05.
Veja os Centros Acadêmicos em que devemos auxiliar na elaboração das eleições nos próximos meses:
1.    Centro Acadêmico Direito Gabriel Sales Pimenta (CAGP);
2.    Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT);
3.    Centro Acadêmico Pedagogia Paulo Freire (CAPPF);
Veja os cursos em que a gestão está regular:
1.    Engenharia de Minas;
2.    Agronomia.


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO CAMPUS 2009

Nesse projeto da Coordenação do Campus, um avanço em administração de verba pública, solicitamos várias melhorias para os estudantes, entre elas:
1.    Um som para as atividades culturais dos Estudantes, que ainda vai chegar;
2.    Um bicicletário para o Campus 2, já foi instalado.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO CAMPUS 2010

Nesse processo solicitamos:

1.    Construção do Prédio da Faculdade de Ciências exatas e Naturais (FACEN) – Campus II;
2.    Reforma do Prédio da FAEL e FACED (Campus I);
3.    Reforma do Prédio das Ciências Sociais e Matemática (Campus I);
4.    Instalação de espaços de madeira para chuveiros provisórios para eventos que ocorrerão entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2011;
5.    Adaptação de banheiros com instalação de chuveiros dos Campi I e II;
6.    Readequação do espaço do tapirí do Campus I, com a finalidade de criar restaurante e cantinas.
7.    Manutenção de bebedouros dos Campi I e II;
8.    Serviços gráficos para as entidades do movimento estudantil (01 Banner para cada Centro Acadêmico);
9.    Reforma do auditório do Campus I.

CRÍTICAS À COORDENAÇÃO DO CAMPUS

1.    Não concordamos com doação de terreno pela iniciativa privada, somos contrários à parceria-público-privada na universidade, pois a educação é direito de todos e dever do Estado. Ainda mais sendo um terreno vindo de uma empresa que expulsou moradores aos quais estavam usando aquela área para morar;

2.    Não concordamos com o Programa de Reestruturação das universidades públicas (REUNI), por aumentar vagas precárias na universidade, com objetivo somente eleitoral, por parte do Governo Lula. Nessa questão, a Coordenação do Campus forçou o início do curso de Geografia, mesmo sem haver nenhum professor, sendo necessário que outras Faculdades cedessem professores que já eram insuficientes nesses cursos.


PRÓXIMOS EVENTOS
Já estamos preparando a recepção aos Calouros do segundo semestre e do vestibular especial, com palestras e festas. O custo desse evento está orçado em R$ 10.000,00 (dez mil reais). A festa dos Calouros está sendo organizada e terá como base o rock e o Blues, com uma banda do Rio de Janeiro.

Danilo Mourão dos Santos
Secretário de Comunicação


Elho Araújo Costa
Coordenador Geral

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